Associação Nutracêutica na DHGNA

Luiz Moreira

Associação Nutracêutica na DHGNA

Vitamina E e C, coenzima Q10, silimarina e selênio melhoram a função hepática e parâmetros lipídicos


A Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica (DHGNA) é uma causa emergente de hepatopatia que tem apresentado uma tendência crescente nas últimas duas décadas, sua prevalência estimada é o dobro de outras doenças hepáticas crônicas que apresentaram incidência estacionária nos últimos anos.


A DHGNA é uma condição caracterizada pelo acúmulo de lipídios, principalmente triglicerídeos, também conhecidos como esteatose, nos hepatócitos do parênquima hepático, que é responsável pelo aparecimento de danos no figado, causando aumento persistente dos níveis de enzimas hepáticas.


Combinação Nutracêutica


Silimarina

- Capacidade de neutralizar a peroxidação lipídica por meio da eliminação de radicais livres e do aumento do conteúdo de glutationa celular (GSH);

- Ação na permeabilidade da membrana, que permite um aumento da sua estabilidade na presença de danos xenobióticos;

- Regulação da expressão nuclear de maneira semelhante a esteroide;

- Inibição da conversão de hepatócitos estrelados em miofibroblastos, que levam à produção e depósito de fibras de colágeno, com aumento da fibrose e degeneração tecidual nas doenças hepáticas mais graves.


Vitamina E e C, Coenzima Q10 e Selênio

- Estudos demonstraram resultados significativos dessas substâncias ativas com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias no tratamento da DHGNA;

- Estes compostos mostraram seus efeitos nas enzimas hepáticas, nas vias inflamatórias e na melhora do estado de saúde de pacientes com DHGNA, e por sua vez foram usados em associação com silimarina para melhorar sua eficácia.


Resultados

Este estudo teve como objetivo avaliar a eficácia e tolerabilidade da associação de silimarina, vitamina C e E, coenzima Q10 e selênio nas enzimas hepáticas, perfil lipídico, marcadores de função hepática e os resultados da ultrassonografia em pacientes com DHGNA. Os resultados obtidos foram:

- O grupo 1 demonstrou redução significativa dos parâmetros avaliados de ALT, AST, ALP e GGT, melhora significativa dos parâmetros lipídicos, marcadores de função hepática e resultados ultrassonográficos;

- A associação (no grupo 1) também foi bem tolerada e nenhum efeito adverso foi relatado no período de estudo de três meses.


Conclusão:

A administração da associação de silimarina, vitamina C e E, coenzima Q10 e selênio foi eficaz e bem tolerada na melhora da função hepática de pacientes com DHGNA.


Referência bibliográfica

CURCIO, A.; ROMANO, A.; CUOZZO, S.; NICOLA, A. D. et al. Silymarin in Combination with Vitamin C, Vitamin E, Coenzyme Q10 and Selenomethionine to Improve Liver Enzymes and Blood Lipid Profile in NAFLD Patients. Medicina (Kaunas, Lithuania), 56, n. 10, p. 544, 2020.


Leia mais sobre

L-citrulina no Diabetes Tipo 2

L-citrulina no Diabetes Tipo 2

M. officinalis nas Alterações de Sono

M. officinalis nas Alterações de Sono

Combinação Nutracêutica na Hipercolesterolemia

Combinação Nutracêutica na Hipercolesterolemia